Cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica e metabólica, também conhecida popularmente como, redução de estômago, reúne técnicas destinadas ao tratamento da obesidade mórbida e ou obesidade grave e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele.
Pré-operatório
Quando um paciente procura por um serviço de cirurgia bariátrica ele, geralmente, está motivado com a possibilidade de melhorar e até resolver sua condição de obesidade. O preparo pré-operatório é fundamental tanto para reduzir risco cirúrgico quanto para orientar, educar e preparar física e emocionalmente o paciente para as mudanças que o organismo dele irá sofrer e que serão para o resto da vida.
A avaliação pré-operatória tem por objetivo verificar a indicação da cirurgia bariátrica, a apresentação das opções de técnicas cirúrgicas aceitas no Brasil e discussão dos riscos e benefícios do tratamento cirúrgico da obesidade e suas comorbidades. Este preparo otimiza a segurança e os resultados da cirurgia bariátrica e metabólica.
Pós-operatório
O paciente deve fazer consultas e exames laboratoriais periódicos no pós-operatório, conforme o tipo de cirurgia e as rotinas estabelecidas pela equipe responsável. Em caso de comorbidades, elas devem ser acompanhadas por profissionais especialistas nessas doenças. É recomendado ao paciente, atividade física e complemento vitamínico. Sintomas gastrointestinais podem aparecer após a refeição. Os pacientes predispostos a esses efeitos colaterais devem observar certos cuidados, como reduzir o consumo de carboidratos, comer pequenas quantidades, mais vezes ao dia e evitar a ingestão de líquidos durante as refeições.
Benefícios da Cirurgia Bariátrica
➡️ Alívio das dores na coluna e nos joelhos;
➡️ Controle da pressão;
➡️ Controle do diabetes;
➡️ Melhora da mobilidade;
➡️ Melhora da apneia;
➡️ Controle do colesterol e triglicerídeos;
➡️ Melhora/reversão da Esteatose hepática (gordura no fígado).
Este tipo de cirurgia também está muitas vezes associada a outras vantagens sociais e psicológicas, como diminuição do risco de depressão e aumento da autoestima, da interação social e da mobilidade física!
É importante salientar que se você optar por cirurgia bariátrica antes de engravidar, programe sua gestação para 12 a 18 meses após a realização da cirurgia. Com um bom aconselhamento obstétrico bem antes da concepção, acompanhamento multidisciplinar pós-operatório, utilização de métodos contraceptivos adequados para o seu caso, exames pré-gestacionais e acompanhamento obstétrico e multidisciplinar durante a gestação, é bem provável que você terá uma gestação saudável.