Doença do refluxo gastro-esofágico

Hérnia de Hiato ou
“refluxo”

É uma doença caracterizada pelo mau posicionamento do estômago e esôfago. Nessa separação realizada pelo diafragma, devido a uma abertura maior do que o normal no hiato esofagiano do diafragma.

O tórax e a cavidade abdominal têm uma separação interna. Ela é feita pelo músculo diafragma e conta com uma abertura para a passagem do esôfago. O estômago fica na parte de baixo dessa musculatura e quando acontecem problemas há um mau posicionamento do estômago e do esôfago por uma abertura maior do que o normal desta passagem, conhecido como hérnia de hiato.

A hérnia de hiato nem sempre traz complicações, mas pode provocar sintomas desconfortáveis como queimação,  azia e arrotos, característicos da doença do refluxo gastresofagiano.  A hérnia de hiato apresenta dois tipos diferentes.

Hérnia de hiato por deslizamento – área onde acontece a junção do esôfago ao estômago, que deveria ficar abaixo do diafragma, se projeta para cima dele.

Hérnia de hiato paraesofágica – conhecida também por hérnia de rolamento, a porção que faz a junção entre o estômago e o esôfago continua abaixo do diafragma, mas uma parte do estômago extravasa pelo hiato, se posicionando em cima do músculo, logo ao lado do esôfago.

Ainda não se tem certeza do que exatamente pode provocar esses problemas estruturais, mas isso pode estar relacionado com a idade, atingindo aqueles com mais de 50 anos, também com a obesidade e o tabagismo.

Tratamento

Caso ocorra sintomas de refluxo, o tratamento adotado para hérnia de hiato é através de medicamentos para reduzir a quantidade de ácidos produzidos pelo estômago. Além disso, é recomendado evitar bebidas e alimentos que provocam sintomas de refluxo, alimentos muito temperados e salgados.

É recomendado corrigir a hérnia de hiato, em casos que não há melhora com o uso de medicação. A cirurgia pode ser por videolaparoscopia ou com plataforma robótica, a fim de reposicionar o esôfago e o estômago e corrigir possíveis problemas no músculo diafragma.