Esteatose hepática
Gordura no fígado
Esteatose hepática, também conhecida popularmente como gordura no fígado, é um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado.
Considerado a doença crônica do fígado mais comum no mundo, é uma doença geralmente benigna, mas que pode, em certos casos, evoluir para esteato-hepatite e até mesmo cirrose (nos casos mais avançados).
Acredita-se que o acúmulo de gordura no fígado está relacionado com o desequilíbrio entre o consumo e síntese de gordura pelo corpo, sua utilização e eliminação. Esse desequilíbrio, por sua vez, poderia estar relacionado com fatores genéticos, nutricionais e ambientais. Além disso, o risco de desenvolver gordura no fígado é muito superior em pessoas que consomem bebidas alcoólicas e por fatores de risco como: obesidade, diabetes e colesterol alto. Porém, não é preciso ter alguma das condições citadas anteriormente para ter esteatose hepática. Pessoas magras, saudáveis, com baixa ingestão de álcool, grávidas e até mesmo crianças, também podem ter o diagnóstico, apesar deste fato ser menos comum.
Normalmente os sintomas são vagos e inespecífico, portanto, a avaliação médica é fundamental para o diagnóstico e tratamento adequado.
