Tratamento cirúrgico de Hérnias

Hérnia, é a protusão, ou seja, o escape parcial ou total de um ou mais órgãos por um orifício que se abriu, por má formação ou enfraquecimento, nas camadas de tecido protetoras dos órgãos internos do abdômen.

As hérnias são classificadas conforme o local que houve a ruptura do tecido e causou a exteriorização do órgão. Os tipos mais frequentes de hérnia são:

🔹 Hérnia umbilical – ocorre numa zona de fraqueza das camadas da parede abdominal na região do umbigo. A hérnia pode surgir também devido a um aumento da pressão abdominal, algumas vezes, devido à gestação ou obesidade. Hérnias umbilicais são mais frequentes nos recém-nascidos e nas crianças com menos de um ano de vida, mas podem surgir também na vida adulta, não importa a idade e, normalmente, sem apresentar sintomas que demandem maior atenção.

🔹  Hérnia inguinal – é a protrusão de uma alça do intestino através de um orifício que se formou na parede abdominal na região da virilha. A hérnia inguinal é mais propensa no sexo masculino, devido à fraqueza na parede muscular criada pela passagem do testículo para a bolsa escrotal (durante o período embrionário).

🔹 Hérnias epigástricas – aparecem na linha média do abdome, como resultado do afastamento dos músculos retos abdominais, dois músculos localizados na parte anterior e central do abdômen.

Em resumo, os fatores de risco para surgimento de hérnias são: obesidade, esforço físico repetitivos e acentuados, gestação e o avanço da idade os quais causam aumento da pressão intra-abdominal e deixam a musculatura abdominal mais fraca.